Use seu celular como webcam em poucos passos

celular como webcam

As videochamadas já eram populares, mas com a pandemia se tornou essencial para aproximar as pessoas, sendo ainda mais importante e para uma experiência ainda melhor, você pode usar o celular como webcam. 

Mas seu celular é antigo, será que é possível? Não se preocupe, pois qualquer modelo de smartphone pode se tornar uma webcam com poucos passos. 

Permitindo chamadas de vídeo com muito mais qualidade, e de forma que a imagem seja nítida e rica em detalhes durante todo o tempo, pois já que o isolamento social ainda é necessário, pelo menos ver as pessoas que amamos acalenta os corações. 

celular como webcam

Se você quer ter internet de qualidade e com velocidade de conexão, conheça agora os
melhores planos de internet rápida da Claro.

Mas como é possível utilizar o celular como webcam e quais as vantagens em fazê-lo? Continue lendo para ver essas respostas e outras informações importantes sobre o assunto abaixo!

Por que usar o celular como webcam?

São várias as situações que revelam a importância de apostar no uso do celular para a transmissão de imagens de videochamadas.

As chamadas realizadas pelo computador são mais confortáveis. Entretanto, nem sempre o equipamento conta com uma webcam própria. Ainda, pode até ter um acessório como esse, contudo sua qualidade ser baixa.

Quando se está nessa situação não é preciso abandonar a chamada no computador e transferi-la integralmente para o celular. Também, não existe necessidade de compra de uma webcam própria.

Todos esses problemas são contornados pelo uso do celular como webcam. A imagem tende a ser melhor e é possível utilizar os recursos do computador ao mesmo tempo.

Veja agora como melhorar as suas vídeochamadas com algumas dicas simples de instalação e conexão.

Primeiros passos do uso do celular com webcam

Antes de tudo, é preciso apresentar alguns pontos importantes sobre o uso do celular para as videochamadas no computador. Em primeiro lugar, você deverá instalar um aplicativo e um programa nos instrumentos.

Apesar disso, nenhum deles exige a criação de conta em serviço. Ao mesmo tempo, ambos possuem versões confiáveis e gratuitas.

Outras exigências são a conexão de ambos aparelhos na mesma rede WiFi ou, em falta dela, entre eles com um cabo USB.Conheça algumas opções de programas e aplicativos,bem como suas propriedades e modo de instalação. 

1. DroidCam Wireless WebCam

O primeiro aplicativo para usar celular como webcam é o DroidCam. Ele está disponível para ambos os sistemas operacionais do mercado.

Para usá-lo siga esse passo a passo:

  • Faça o download e instale o aplicativo em seu celular;
  • Clique nas opções “Próximo (ou Next)” > “Entendido (Got it)” > “OK”;
  • Então, anote os números que aparecerão na sua tela;
  • Agora, acesse a página de download da versão deste aplicativo para computador, clique no símbolo do Windows e proceda ao download e instalação;
  • Logo em seguida, digite no computador o código que está na tela do celular;
  • Ative vídeo e/ou áudio e clique em “Ok”.

Esse aplicativo é compatível com vários outros como Zoom e Skype, por exemplo. Basta iniciar a reunião com o celular conectado ao computador (ou na mesma rede) e com o programa DroidCam aberto. Selecione a Webcam virtual e pronto!

2. #LiveDroid

O LiveDroid é outro aplicativo que permite usar o celular como webcam. Contudo, diferentemente do anterior, está disponível apenas para sistema Android.

Para usá-lo você deve seguir essa sequência de passos:

  • Instalação;
  • Ao abri-lo, ative a sobreposição sobre outros aplicativos;
  • Na sequência, dê permissão ao acesso do app à câmera do celular;
  • Escolha entre ativar a câmera com prévia visualização da tela ou não. Esse é um recurso para testar a qualidade da imagem;
  • Em central de notificações, confira o endereço da câmera;
  • Por fim, basta digitar o endereço no buscador do seu navegador do computador.

Nesse caso o programa no computador sequer é necessário, funcionando de maneira online.

Como improvisar uma webcam DIY

3. iVCam

Da mesma maneira que o primeiro aplicativo esse também está disponível para Android e iOS. Para o primeiro ative a função “Depuração USB” e para o segundo certifique-se de que o iTunes está instalado.

Então, para usar o celular como webcam com esse app, siga essa sequência:

  • Primeiro, instale o aplicativo no celular;
  • Então, dê permissão à busca e conexão aos dispositivos de sua rede local;
  • Nesse momento, escolha entre autorizar ou não notificações do aplicativo;
  • Agora, no computador, instale o aplicativo próprio para desktop do iVCam. Para isso, siga as instruções em tela;
  • Por fim, confira a conexão automática entre celular e computador. Dê acesso ao aplicativo para acesso à câmera e microfone.

Pronto! Agora você pode usar o celular como webcam, garantindo uma boa qualidade de imagem às suas chamadas. Além disso, evita gastos com a compra de um aparelho específico para imagens no computador.

Com essas dicas suas chamadas ficarão ainda melhores e você pode usar aparelhos do dia a dia em diversas funções, extraindo tudo o que eles têm a oferecer.

Não deixe de seguir essas dicas e realize a instalação do aplicativo que for mais interessante e prático para você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *